Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rolou em 2011...

O gozo “das gentes diferenciadas”

Via Blog do Paraná em Nov 2011
Essa semana entrará para a história no Brasil.
Na USP, o reitor João Grandino Rodas (aquele, indicado de José Serra, que sequer teve a capacidade ganhar nas urnas) abriu de vez as portas, mentes e corações da Universidade para a PM. O rito de passagem não poderia ter sido outro: prisões, repressão truculenta, indiciamentos…400 policiais, 50 viaturas, helicóptero, Tropa de Choque, PM e Cavalaria para desocupar 70 (isso mesmo!) estudantes que não ofereceram nenhuma resistência.
No Senado, estudantes da Universidade de Brasília que protestavam contra a aprovação do Código Florestal foram violentados e presos pela polícia do Senado. Um deles foi atacado com uma arma de choques e desmaiou. As imagens são fortes.
No Setor Noroeste – a sagrada terra especulada – a luta legítima de indígenas pela permanência na terra que ocupam há anos é alvo do preconceito racial da imprensa local e de parte da opinião pública que, como se dona da discricionaridade para definir identidades, se recusa a aceitá-los como indígenas para negá-los um direito fundamental garantido pela constituição brasileira.  Enquanto isso, os conflitos se acirram na área.
Há algo de muito errado com esse país. Revertendo e negando qualquer noção lógica bom-senso, o brado dos privilegiados fez-se ouvir nas mídias sociais. Foi um tal de:  ”bando de vagabundo” daqui, ”enfia a porrada neles” de cá, “manda prender” de lá, e nos sorrisos de satisfação triunfante, no prazer catártico da violência, a sentença final: o ódio ao oprimido.
A discussão sobre as drogas e segurança pública, impregnada de ódio de classe, recorre ao mesmo vocabulário. A moda é clamar para que os capitães Nascimento salvem o Brasil do crime. Nesse texto, discuto a relação entre proibicionismo e violência no problema das drogas.
O fato é que temos percebido uma escalada conservador nas redes sociais. Do torpe preconceito de classe destilado contra o ex-presidente Lula ao ódio racista contra os índios do setor Noroeste em Brasília, “as gentes diferenciadas” vomitam o que há de mais atrasado e obscurantista no debate político. Qualquer semelhança com a agenda da última campanha eleitoral não é mera coincidência. Impossível não lembrar: a campanha irônica #votoserrapq mostrou que a brincadeira é bem séria.
Como bem lembrou o colega Bruno Cava: “O que mais impressiona na repressão na USP foi a pulsão de morte da classe média paulistana, que virou os olhinhos”. Triste! Aqui, o diálogo imperdível de socialites paulistanas sobre a operação na USP. Uma peça da comédia vida real. Segundo uma delas, “a polícia poderia ter sido mais firme com esses meninos”.
Corrupção de prioridades
Tão tragicômico quanto é perceber que trata-se da a mesma juventude – a minha geração – que ocupa as redes e ruas nas lutas contra a “corrupção”. Claro, ninguém é contra “lutar pelo fim corrupção”, até mesmo porque na falta de um programa ou medidas concretas para a discussão, isso é tudo nada ao mesmo tempo. Mas a inferência fala por si: as marchas da corrupção estão cheias dos invasores de condomínios de luxo do Lago Sul, de “revoltados” contra a lentidão no trânsito por conta das marchas do MST, contra o direito dos indígenas, dos sem-teto, dos beneficiários de programas de transferência de renda, dos homossexuais, mulheres e qualquer outra categoria que eles se negam a denominar oprimido para imputar o rótulo de “privilegiados”, de “aproveitadores”, numa inversão patológica de conceitos.
Mauricinhos e mauricinhas incentivados e aplaudidos pelos “analistas” da mídia corporativa e por seus papais que ganham – em média – de 5 e 10 vezes mais que a massa dos trabalhadores brasileiros. De que corrupção estamos falando, meus amigos? Onde estão os corruptores contra os quais as faixas e frases de efeitos nas mídias sociais não se levantam? Onde começa o processo de corrupção? O que desejamos com essa luta? Onde foi a parar a luta contra a corrupção da fome, da desigualdade de renda brasileira que bate níveis africanos?
Sei que há muitos de nós que defendem um outro mundo possível – mais tolerante, mais justo, mais livre e pacífico. Está na hora que mostramos que somos maioria.

0 comentários:

  © Blogger template 'Tranquility' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP